sábado, 4 de julho de 2009

***CURADOS PELA VIDA DE DEUS***

“Porque Ele faz a ferida e Ele mesmo a ata; Ele fere, e as suas mãos curam”. (Jó 5:17)

Quando Deus em seu propósito eternal planejou a obra máxima de sua criação [o homem], Ele o criou com um propósito bem definido, com características bem marcantes e peculiares em relação aos seres que outrora Ele havia criado. Deus criou este novo ser [o homem] dotado de uma característica única, dotado de uma faculdade poderosa chamada “livre arbítrio”. Pois bem; este novo ser formado pelo Altíssimo tinha uma nova característica; visto que, os primeiros seres formados pelo Senhor foram seres celestes. Os quais foram formados a partir de [material celestial]; Poderosos em sua grandeza, adoradores por natureza; prestadores de honra; adornados por preciosidades, mas, apenas foi um “rascunho” daquilo que havia de vir. Mas, o Senhor não criou apenas seres celestes, Ele também criou seres terrenos formados a partir da matéria terrena, ou seja, tudo quanto habita na esfera terrestre foi formado a partir desta mesma matéria prima: [material terrestre]. Deus não se limitou apenas com material terrestre e material celestial, no Seu propósito Eternal Ele almejou compartilhar de Seu reinado Eterno e para isto Ele Criou a partir da fusão, da homogeneização de material celeste com material terrestre Ele Criou a Sua obra máxima, Ele criou o homem; feito assim, da fusão do pó da terra e de seu sopro Divinal o qual se tornou alma vivente. “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn 2:7). Para o cumprimento perfeito de sua Justiça, Deus fez o homem e o deu plena liberdade, liberdade esta onde sua escolha era soberana, o homem tinha total liberdade para exercer sua escolha quer seja de honrar ou até mesmo de desonrar a Deus, o homem era totalmente livre a, além disto, era alertado acerca dos caminhos que escolhesse para que não tropeçasse injustamente e, houvesse injustiça por parte de Seu Criador. Pois bem, esta foi a belíssima e perfeita arquitetura de Deus, pois nela houve perfeita justiça e Santidade daquele que a fez e realizou.
O episódio da queda do homem e a sua escolha maléfica cumpriram o que o Senhor Deus havia alertado; Naquela aliança do homem com o pecado foi introduzida a morte como Deus já havia alertado, daí inicia-se o fator morte como um novo marco na história da humanidade; mas o que é a morte? Quais as suas conseqüências? São perguntas que intriga a humanidade e que merecem atenção por parte daqueles que almejam conhecer a Deus.


O QUE É A ENFERMIDADE

O homem fora criado físico, psíquico e espiritualmente perfeito. Com a queda de Adão teve também origem às doenças. A morte é a conseqüência final de uma enfermidade. É através da enfermidade que é chegada a morte, a enfermidade precede a morte, toda morte é causada pela agudez de uma enfermidade. Com a queda, o homem adquiriu um corpo passivo de morte, um corpo limitado em suas funções; uma terrível herança de morte; tudo isso como premio, como salário pelo pecado “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).
A enfermidade paulatinamente adentrou ao corpo do homem de geração após geração mais enfermo este ficou. Inúmeras foram as tentativas de o homem religar-se a Deus visto que, o elo que o ligava fora rompido e este tornou-se carnal vivendo conforme a sua própria vontade e o seu próprio querer. Mais as formas em que o homem sempre tentou religar-se a Deus nunca puderam cumprir a vontade de Deus, pois todas as formas existentes na terra de religar-se a Deus são formas humanas, são forças dos homens, são obras de pecador e não podem de maneira alguma alcançar o trono de Deus, pois todas estão baseadas em suas obras e na justiça do próprio homem que para Deus não passa de trapo da imundícia. “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia;”(Isaias 64:6). O projeto reparador de Deus estava na sua própria essência, na sua própria constituição; Deus não realizou nada a parte como socorro de última hora, Deus não precisou de “carta na manga”; Deus não utiliza destes artifícios, estes artifícios são artifícios humanos; Deus não deu um “jeitinho brasileiro” pra reparar o pecado; o que Ele utilizou estava na sua própria constituição [CRISTO]. Pra dissipar a morte Deus utilizou a Vida; a Vida de Deus está em Cristo, Cristo está sobre nós, e, a sua vida verdadeiramente é a cura para todas as nossas enfermidades; a cura divina é parte inerente da pregação do Evangelho e cumpre o propósito de glorificar a Deus e abrir as portas para a salvação.
A DISCIPLINA DE DEUS ATRAVÉS DA ENFERMIDADE
“Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam (Jó 5:17.18)
Deus tem uma disciplina a nos aplicar; e muitas vezes esta disciplina precisa ser com uma enfermidade; não que as enfermidades têm origem em Deus, espíritos malignos podem e são muitas vezes ser a causa direta de doenças e aflições, mas, na sua permissividade Deus permite que sejamos acometidos daquilo que naturalmente estamos todos suscetíveis. Deus permite que ao homem sejam colocadas as circunstâncias ao qual ele está suscetível com um propósito bem definido em nos aperfeiçoar e nos fazer mais próximos a Ele.
No corpo enfermo gera amortecimento da carne, tira a força do homem, leva o homem a depender somente de Deus, leva o homem a profunda introspecção a cerca da sua existência, a cerca de seus atos, de seus feitios e da sua natureza pecaminosa; Leva o homem a batalhar com Deus; é sendo marcado com uma enfermidade que o homem passa a depender mais de Deus. É quando Deus toca na sua juntura que desperta no homem o quebrantamento que Deus necessita para poder trabalhar em seu caráter e no seu ego e em todo o seu interior. No corpo o homem experimenta as suas frágeis limitações, no corpo o homem experimenta a sua impotência diante de uma enfermidade.
O apóstolo Paulo experimentou as limitações de seu corpo e apresentou diante de Deus sua causa e suas súplicas para ser curado daqueles aguilhoes de morte que estava sobre Ele; contudo, Deus o repreendeu e lhe fortaleceu dizendo “ A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12:9) nisto percebemos: O Amor, o amparo, o sustento daquele que dá a vida e tem poder sobre as enfermidades. O triunfo de Paulo não era ser isento de enfermidades, mas, poder glorificar a Deus e sustentar o seu projeto em meio as enfermidades. Ali Deus forjou o espírito daquele homem a ponto de obter um relacionamento profundo e íntimo com o Seu Senhor.
QUAL O PROPÓSITO DE UMA ENFERMIDADE?

Na vida de um servo de Deus chamado Jó, analisando de um ângulo espiritual, enxergamos o real propósito de Deus para com aquela enfermidade. Deus não brincou com o sentimento de Jó Ele na sua plena soberania em todas as coisas teve um propósito especifico naquela situação Deus precisava mostrar para Jó uma medida mais abundante em sua comunhão, Deus teve ali o propósito de forjar e aperfeiçoar ainda mais a comunhão de Jó para com Deus, a ponto de no final daquela jornada aquele homem poder declarar “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5). O maior propósito de Deus é estreitar a comunhão do homem para com Ele e conseguintemente fazê-lo enxergar face a face, não apenas de poder ouvir, mas, de conhecê-lo vê-lO claramente.
ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES

Todos os crentes hoje podem estar cheios do Espírito Santo, a ponto dos doentes que chegam perto recebam a fé para ser curados. A íntima comunhão com o Senhor nos proporciona isto, todavia é necessário que nos seja revelado a substituição de nosso Senhor Jesus, a sua obra substituta.
Uma vez por ano todo Israel subia para a confissão de pecados e a purificação dos mesmos. Neste grande encontro espiritual o Sumo Sacerdote era a única pessoa apta a atravessar o véu que separava o Santíssimo lugar dos demais. Neste ritual sagrado o Sumo Sacerdote tinha a incumbência de expiar os pecados do povo de Israel através do Sangue do Cordeiro imaculado, e, este ato consistia numa obra de substituição onde espiritualmente era impostas as mãos sobre a cabeça do bode transmitindo sobre ele a culpa e o pecado, e, este era levado ao deserto simbolizando o desaparecimento, o esquecimento e a anulação. Assim era o procedimento de expiação para o povo de Israel onde havia um substituto para seus pecados. Hoje, semelhantemente, assim como o pecado as nossas enfermidades, todas as nossas pisaduras foram inseridas em Jesus; “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades... Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado”(Isaias 53:7,10). N’Ele foi depositado todas as facetas da morte; todas as chagas, todas as feridas, toda mácula, toda enfermidade, tudo quanto compõe a morte aprouve a Deus colocá-las em seu Filho para que n’Ele fosse realizado a mais perfeita obra expiatória, para que n’Ele fosse realizado o Seu projeto Eternal e n’Ele fosse resgatado a obra original de perfeição Divina onde não habita e não impera as facetas da morte, onde a enfermidade, a doença não reina, pois no Seu Reino não haverá dor nem pranto, nem mágoas, nem doenças e nem a morte “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.”(Ap 20:14)

O SUPRIMENTO QUE HÁ NO CORPO DE CRISTO

Deus deseja que seu corpo seja o suprimento de vida aos enfermos; como precisamos entender o verdadeiro suprimento que há no Corpo de Cristo, e este suprimento provém do próprio Cabeça. Assim da mesma forma quando se há uma ferida em um membro de nosso corpo, quer seja uma mão ou o pé, e tal ferida gera uma enfermidade, gera uma inflamação, o próprio corpo se encarrega de restaurar a ferida e cicatrizá-la; assim desta maneira a Igreja do Senhor tem esta mesma propriedade de suprir a cura para enfermidade no Corpo, pois a Vida de Deus está enxertada no Corpo, ou seja, na sua Igreja. A cura que cumpre perfeitamente o propósito de Deus está na Sua Vida presente em Seu corpo, por isso a cura Divinal não somente procede de dons espirituais “E a uns pôs Deus na igreja...os dons de curar”(1Co 12:28), mas, também da vida que há no Corpo “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”.(1Co 12:12).
Muitos não entendem que a cura promovida por Deus através de Seu corpo que é a Igreja tem um propósito bem definido; tem um propósito sublime de tornar todas as coisas a Cristo; Deus está promovendo o Seu Reino através de Seu Corpo na face da Terra, por isso todo o seu feitio no âmbito da cura e restauração não pode e não deve servir de vantagens para o homem, não pode ser de interesse apenas fisiológico, mas, de interesse espiritual e, contudo, de interesse ao Reino de Deus.


À Ele seja a honra, a Glória e o louvor, pelo Séculos dos séculos”
Irmão Gerio Vieira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário